sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A Arte da Música de Pernambuco




Luiz Gonzaga, Antonio Carlos Nóbrega, Santanna, Alceu Valença, Lenine, Chico Science (Nação Zumbi), entre outros da nossa historia pernambucana, fizeram ou ainda fazem parte da nossa cultura musical. Quem não cresceu ouvindo Luiz Gonzaga ou outros artistas de nossa terra?
Pois é, a historia hoje em dia é outra, nossa música são raramente tocadas nas rádios, ou nossos cantores que pouco aparece nas emissoras de TV. O que será que esta acontecendo com Pernambuco que já mostrou para o Brasil e o mundo que “aqui se plantando tudo dá”(Pero Vaz Caminha)?
Estamos cansados de ver artista de outros lugares vindo para nosso estado e depois conhecido em todo o país, se eles que não são daqui conseguem, por que com os nossos não acontece o mesmo?
Será mesmo que valorizar os dos outros vale mais do que valorizar os nossos?
Entre todas essas questões sabemos que, não somos o leão do norte por coincidência, acho que o governo do estado deveria criar novos projetos culturais para realmente valorizar nossa cultura, nossa música, nossa gente. Afinal o que vem de fora é bom mais o da nossa terra é bem melhor.

Obs: Foi muito bom ver o Cordel do Fogo Encantado, na abertura do Pan do Rio em 2007.


Bom esta dado o recado, mais agora gostaria muito de saber a opinião de todos. O que você acha da música de Pernambuco? Qual é o cantor ou grupo que você mais gosta do estado? E o que poderia acontecer para o surgimento de novos talentos da nossa terra?

(Por Sansão Luna)

24 comentários:

Anônimo disse...

É verdade sansão!!
Atualmente a musica e os artistas pernambucanos não estão tendo o mesmo valor como antigamente. apesar que ate o proprio povo pernambucano não da esse valor prefere os de fora .. agora tem um porem atualmente não tem muita musica boa, com isso não esta sendo valorizada. e todos nos sabemos que pernambuco tem muitos artistas bons com trabalhos bons mais não tem ajuda dos patrocinadores ou produtores para divulgar esses trabalhos pois o que normalmente faz sucesso não presta rsrs. e que deve ser feito e fazer projetos para revelar novos talentos no estado promovendo eventos algo do tipo.. mais o pessoal deve ter mais ideias para colaborar na melhoria da imagem da musica pernambucana keyson

Comunicação e Censura disse...

Acho que o que você falou é muito importante, porém também acho que isso não está acontecendo só em pernanbuco, pois o Brasil inteiro está passando por uma enorme febre de cantores de brega e de funk e a parte cultural está sendo deixada um pouco de lado. Isso realmente precisa mudar...é preciso valorizar mais a cultura do nosso país, do nosso estado para que as pessoas possam ser incentivada a fazer uma música boa, com cultura. Parabéns pelo texto, o assunto foi bem abordado.

BÁRBARA CARRAZZONE

Comunicação interna nas organizações disse...

Concordo em parte!
Pois nossa cultura musical está muito ligada às sazonalidades.
Teria que haver um forte incentivo para deixarmos de lado essa "discriminação" e admirar mais nossos artistas que têm seu trabalho reconhecido, a princípio, fora de Pernambuco.
Isso ocorre não só em Pernambuco, mas também em todo o país.


Vítor Mello

Unknown disse...

Parabéns Moisés pelo assunto, os artista que você citou de início ainda são reconhecido, acho que o problema são os novos artistas que não tem espaço, acho que depois de Chico Science nenhum outro teve tanta repercução.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

Sansão, o artista da nossa terra que eu mais gosto é Alceu Valênça. E é verdade que nós não damos mesmo o devido valor a esse e outros artistas mas, também é verdade que em alguns eventos especialmente os da prefeitura do Recife são na sua maioria com os artistas da terra, não que isso seja suficiênte mais eu ainda concordo com você. (Hélio Rodrigo).

Comunicação e Censura disse...

A música de pernambuco é muito rica. Abrangendo ritmos desde o hardcore ao maracatu de baque solto, rock, pop, frevo, caboclinho, manguebeat, samba, baião, xote, pode-se dizer, sem perigo de bairrismo, que, parafreseando o grande Capiba, Pernambucano tem uma quantidade de ritmos, gêneros e estilos que nenhuma terra tem.

Sem dúvida alguma temos excelentes grupos e cantores. Mas os meus favoritos são Lenine, Antônio Carlos Nóbrega, Mestre Ambrósio e Cordel.

Acho que um festival de música, como o CinePE está para o cinema pernambucano, com premiações para as melhores músicas seria excelente oportunidade para divulgar os trabalhos de nossos artistas e incentivar a participação de novos.

Bárbara Santiago

Anônimo disse...

Muito interessante o tema. Pernambuco possui grandes nomes da música nacional, como foi citado no texto. Eu também acho que tanto a música quanto a cultura regional em geral está sendo desvalorizada. Devido não só ao preconceito (nosso próprio preconceito inclusive), mas também pela falta de novos talentos e a falta de incentivo aos poucos que surgem!

Ariana Guedes!

Lúcia disse...

Eu sou gaúcha e moro aqui desde 2004, amo de coração essa terra, os costumes, a culinária, o sotaque, tudo me encanta, e por falar nisso aprecio muito as músicas regionais, todas, sem excessão. Com o passar do tempo percebi que realmente só o que faz sucesso aqui e em todo o Brasil são músicas sem conteúdo, e sem nexo, com rimas fáceis e que o povo canta por aí sem mesmo entender o que ouve!
Como aqui em Recife tem muitos músicos competentes, poetas e artistas, deveriam todos (políticos, governantes) dar mais valor a todos eles, dar mais incentivos e oportunidades para que eles pudessem mostrar todo seu potencial pelo Brasil a fora .

Anônimo disse...

Gostaria de ver em pernambuco incentivos por parte do governo como existem na Bahia!! Os artistas pernambucanos nao perdem em nada!!

Kevin Corcino

mtds disse...

concordo quanto ao fato de que a musica pernambucana é boa e precisa ser valorizada, mas a questão é que as pessoas, pelo menos a maioria, gosta do que é moda, e a musica de pernambuco deixou de ser moda faz tempo, um bom tempo que era o de chico science, nota-se que esse modo de agir das pessoas esta mudando visto que pernambuco esta ressurgindo para o Brasil na musica de cordel do fogo encantado, otima banda.

Marcio Teodomiro

Palavras de Hermes disse...

Atualmente em Pernambuco, só fazem sucesso os artistas que se submetem a cantar músicas que em sua composição tenha algo relacionado com essas três palavrinhas: Cachaça, mulher e gaia. Os valores mudaram e infelizmente foi para pior. Há alguns meses, recebi um e-mail que abordava esse tema, onde um cantor de forró, antes de iniciar seu show pergunta a platéia: Tem rapariga aí? Se tiver levanta a mão!. Pasmem, a maioria levanta a mão e o pior caem na risada. Além deste tipo de “show” se é que pode ser considerado um. Ainda temos programas locais (como por exemplo, o PRA VOCÊ na tv tribuna) que seriam uma ótima oportunidade para divulgar o trabalho de artistas sérios e talentosos do nosso estado, não dão este incentivo, preferem garantir sua audiência com os de sempre (brega, pagode e funk).
E respondendo a última pergunta de Sansão, os artistas que mais gosto são: Lenine, Alceu, Cordel do fogo encantado e Nação Zumbi. Por falar em Nação, a edição de janeiro da revista Rolling Stone divulgou uma lista com os 25 melhores discos e músicas nacionais de 2008. Entre elas estava a banda Nação Zumbi com o cd Fome de Tudo, que na categoria melhor disco obteve o 5º lugar. Isso mostra que nem tudo está perdido.


Tâmara Lima

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

Gostei muito do alerta que vc fez para todos!!!Acho que além de estar faltando por parte do governo projetos de incentivo, falta que agente também incentive, valorizando. Falta da nossa parte dar mas valor ao que é nosso, incentivar o que de bom está chegando e nunca deixar que todas as boas músicas que fizeram parte da nossa infância, da juventude nossos pais, caia no esquecimento. Quantas vezes dei boas risadas com o meu pai escutando as divertidas músicas de Luíz Gonzaga. O que é bom, não deve ser esquecido.
Kátia d'Assunção.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Não acho seja uma coisa absurda músicos de fora fazerem tanto sucesso por aqui, porque música é música em qualquer lugar seja de boa qualidade ou não. Você mesmo citou no início do texto ícones da cena musical pernambucana que são sucesso em todo país e no exterior. Além do mais, nas rádios existem inúmeras músicas de qualidade duvidosa mas de "artistas" da nossa terra. O problema está no compotamento das pessoas (não apenas pernambucanas) que se refletem no gosto musical: comforto e facilidades que nos tornam preguiçosos mentalmente.

Obs.: Eu não cresci ouvindo Luiz Gonzaga!!! kkkkkkkk

Peterson Leandro

Ponto de Partida 5 - Seu diferencial começa aqui! disse...

gostei muito dessa postagem, com certeza se todos os pernambucanos desse valor à " Prata da Casa" certamente iriamos ser muito mais reconhecido no exterior. Mais, é , evidente que já conseguimos um lugar de destaque no meio internacional. Quem no mundo já não ouviu falar em Luis Gonzaga, Chico Science ou Cordel do Fogo Encantado. São bandas maravilhosas, que levam, ou levaram a cultura Pernambucana para várias partes do mundo.

ass:Carlos André Oliveira de Paula.

Ponto de Partida 5 - Seu diferencial começa aqui! disse...

Gostei muito desse tema. Gosto muito dos artistas que você citou. Acredito que os mesmos merecem, mais reconhecimento. Uns já conseguiram, que bom!
agora falta muito.




Ewerton Antonio

Unknown disse...

Poxa é muito chato ver que os nossos artistas não são valorizados, e o pior nós mesmos não damos o verdadeiro valor que eles merecem, muitas de nossas pratas da casa vão para o sudeste pra poder ganhar o cenario nacional, porque aqui o que eles conseguem no maximo é cantar nos bares das noites pernambucanas,é uma grande pena que a nossa cultura seja não dar valor a nossa cultura! Mesmo que o governo invista em projetos culturais, em minha opinião seria muito pouco pq é preciso mesmo mudar a mente e os conceitos de uma massa preconceituosa que acha que o que é bom vem de fora. E ai o buraco é mais embaixo pq esse stigma vem desde de os portugueses que tudo traziam de fora, ai no caso teremos que mudar a historia!!!

Comunicação Urbana disse...

Concordo com você Sanção quando diz que devemos valorizar mais os artistas de nossa terra, pois a maior parte de nossa população ainda não conhece muito sobre nossa cultura. Dando continuidade ao seu enfoque: musicalidade, geralmente nossos conterrâneos resumem Pernambuco a frevo. Quando hoje, encontramos vários ramos musicais nascidos aqui, destacando os advindos do Mangue Beach, movimento iniciado por Chico Science. Porém, acho que esta realizade de valorização da cultura externa vem se modificando aos poucos, principalmente entre os jovens. Junto aos já citados, coloco também o nome de outras bandas que vêm se destacando nesse resgate a cultura pernambucana, e que pessoalmente gosto muito, são eles: Mombonjó, China (que já aparecem em mídia nacional, pelo menos pela MTV, e têm suas músicas tocadas na rádio Oi FM), Bonsucesso Samba Club, Silverio Pessoa, Lula Queroga, Lula Cortez... dentre tantos outros... maravilhosos!

Marina A. Baptista

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Acho esse tema bastante interessante, pois realmente, as pessoas esquecem de valorizar a música da terra,como por exemplo nação zumbi, que é ótimo,para valorizar, as musicas interncionais, independente de ser boa ou não.

Waggner Ewen.

Diogo Camarotti Cruz disse...

Podemos definir a música de Pernambuco como a arte de uma cultura muito rica. Rica em histórias, antepassados, momentos marcantes do nosso estado, efeitos de diferentes épocas e individualismo de cultura. Na música pernambucana, podemos encontrar uma união de várias artes, ou seja, o frevo, maracatu, caboclinho, baião, entre outras.

O cantor que eu mais gosto é o Lenine, pois acho que ele representa Pernambuco de forma intensa, conseguindo fazer um mix entre as artes e culturas, em suas letras e melodias.

Para o surgimento de novos talentos da nossa terra, precisaria, em primeiro lugar, que o preconceito que existe nas pessoas fosse analisado por elas mesmas e que permitissem se levar pela cultura, pela boa música e pelos ensinamentos da música, e não se trancarem para o NORDESTE, dando ouvidos apenas para a cultura do SUL.

Diogo Camarotti Cruz