sexta-feira, 5 de setembro de 2008

UMA NOVA FORMA DE [vender...] ENTRETENIMENTO

(Por Peterson Leandro)

Você perdeu o episódio dessa semana da sua série favorita??? Não se preocupe, em questão de minutos ele vai estar disponível no YouTube. Ou quem sabe não entendeu muito bem o desenrolar da trama ou a aparição de um novo e súbito personagem... Calma, pois os produtores, em breve, os produtores lançarão dvd's e revistas com toda explicação que você precisa. Assistir algo exclusivamente na Tv ou curtir um filme apenas no cinema é coisa do passado, a levada da indústria de entretenimento enlatado é a TRANSMÍDIA.
Séries de megasucesso americanas como Lost e Heroes já desfrutam dos meios de expansão de seus universos através não apenas de seus episódios na TV, mas com jogos de realidade alternativa na web, episódios inéditos para celular, H.Q.'s em "papel de verdade", etc. O termo transmídia define o uso de diversas mídias de massa para dar amplitude à uma narrativa.
Algo parecido ocorre desde os anos 70, quando as empresas passam a lançar produtos com a marca das atrações da televisão. A isso damos o nome de cross promotion. A diferença está np fato de que a transmídia vende e propicia uma visão "raio-X" acerca da história original, expandindo o desenrolar de uma narrativa já estabelecida. O fato de fãs comparem canecas ou ursinhos de pelúcia do "MUPPET SHOW" não influenciava na compreensão da história de Caco, o Sapo e Miss Piggie na Tv dos anos 80. Porém, o consumidor atual está mais ligado nas ações de marketing e não caem mais em medidas de publicidade e venda baratas e, para fazer dinheiro através de suas seus produtos, é preciso muita criatividade.
A idéia de transmídia não é nova, já vem desde a interatividade do produtor de "Star Trek" com seus fãs e os H.Q.'s com histórias paralelas de George Lucas e seu bem sucedido "Star Wars". Hoje, além dos DVD's com extras repletos de detalhes sobre as séries, ainda se lança inúmeras narrativa que não são transmitidas no enrredo base para satisfazer fãs alucinados por mais e dispostos a pagar. Os produtores de Lost lançam jogos na rede e episódios exclusivos para serem assistidos no celular, por exemplo. Outro exemplo é a aquisição dos direitos de heroes pela gigante dos quadrinhos DC Comics, que decidiu criar uma revista baseada na série. No cinema, os produtores do filem "Cloverfield, Mosntro" criaram uma granda ação de marketing interativo na internet para promover a película e os produtores de "Batman- The Dark Knight" lançaram sites especiais em nome de seus personagens.
No Brasil, as organizações Globo há 4 anos trabalha para integrar suas diferentes empresas de mídia. Os jogos Pan-Americanos e Olímpicos, por exemplo, foram transmitidos simultaneamente nas tv aberta, fechada, na internet, no jornal e nas revistas. No campo da ficção, está às portas de experimentar a expansão de uma narrativa através com a estréia da nova novela das 19hs, "Três Irmãs".
São meios de entretenimento de massa se adaptando às novas tendências de consumo. Uma indústria que se molda "ao gosto do freguês" e acompanha a geração internet sem perder o pique na receita, usando novos recursos para atrair e prender uma população de compradores cada vez mais volúvel. Um desafio que exige mais do que cérebros criativos. Não basta uma idéia e uma câmera na mão, tem que ser bril
hante.






Layout do site www.thehahahatimes.com produzido pela equipe de "Batman- The Dark Knight" em nome do personagem Coringa

11 comentários:

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

Concordo plenamente no que diz respeito à vender o mesmo produto de maneiras e preços diferentes a quem estiver dispoto a pagar como já acontece nos EUA. mas, no Brasil isso não acontece como lá ou acontece de forma mais discreta.

Hélio Rodrigo

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

Realmente essa historia de TRANSMÍDIA é uma das melhores formas que encontraram para fazer ainda mais dinheiro, com produtos que caíram na boca do povo e no bolso de todos.
Fora do país isso não é nenhuma novidade, mais aqui no Brasil ainda é pouco utilizado, mais tendo em vista que consumido não falta pra compra, acho que temos mesmo que explorar essa tendência. Não vai falta quem queira aderir à evolução da tecnologia, e fazer é claro ainda mais dinheiro.

No exterior series como:
LOST
HEROES
SOBRE NATURAL
SMALLVILLE
O.C.
24 HORAS
Etc.
Fazem TRANSMÍDIA normalmente.

No Brasil:
OS NORMAIS
A GRANDE FAMÍLIA
TRÊS IRMÃS
Entre outras, poucas, mais que vem crescendo no Brasil.

Sansão Luna de Santana

Unknown disse...

è PP essa danada de transmidia chegou nem pediu licença e ja foi entrando! Ja tomou conta de tudo é só sair um filme da Disney com um personagensinho bobo e ja vira febre, é boné, album de figurinha e o escabal.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Comunicação & Tecnoligia disse...

Concordo que a transmídia vem tomando cada dia mais espaço. Um produto é lançado hoje, e logo depois já há comidas relacionadas, albuns, revistas, enfeites, cadernos, etc. Vejo isto de forma positiva, até certo ponto, claro. Acredito que um produto possa ser utilizados de várias formas e mais ainda, da forma que o próprio consumidor ache melhor usufruir, Acho importante, pois aquece a economia e vários setores são beneficiados através de uma única "marca".

Quem nunca quis dar pra um irmão pequeno ou um filho ou sobrinho uma camisa do batman, um jogo de tal filme ou pagar mais caro numa comida só por que vem junto uma surpresa...?

Cayo Almeida

Unknown disse...

Eu como telespectadora assídua de seriados entendo muito bem o que o Peterson quis dizer, é imprescionante que logo após a exibição da serie logo se coloca alguma coisa no you tube, fora o que sai de propaganda para nos deixar mais presos a esta trama tão bem formulada.

Eu estou a anciosa para a exibição da 5º temporada temporada de LOST!!!

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

Sicilia, eu tô ansioso é para que tu graves a 4° temporada pra mim!!!!

kkkkkkkkkkkk!

Peterson

Anônimo disse...

Concordo peterson que a transmidia e uma febre mundial como voce citou varias series que acabaram de ser lançadas na tv ja estão na internet, viram figurinhas jogos essas coisas que prendem o telespectador criando uma espectativa para proximos episodios algo do tipo.. a transmidia como se sabe não e novo veio crescendo com o passar do tempo tornando assim mais facil a compreenção do que esta se passando como colocar na internet como sera a historia da nova serie criando espectativas para os fas.

keyson vidal

Ponto de Partida 5 - Seu diferencial começa aqui! disse...

Não tenho dúvida que o que está sendo oferecido na tv, é reflexo das nossas escolhas.
Resta nós termos senso crítico ou simplesmente deixa de lado esse tipo de programção. Para quem curte, boa "programação". Eu não tenho paciência, a não ser quando não tenho o que fazer. Ou seja, no último caso mesmo!



Ewerton Antonio

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

Olha, concordo que a transmídia é uma das minas de ouro para as produções de sucesso. É incrível como as pessoas se deixam levar por todos os produtos criados em torno dessas produções de sucesso. E mais incrível ainda é a criatividade para essa gama de produtos criados para atrair o lado consumista de cada um de nós. Parabéns pelo texto Pepê.
Kátia d'Assuñção.

Unknown disse...

Acho as transmídias, uma jogada muito inteligente das empresas, só que para as pessoas funciona completamenteao contrário, pois só os bestas, ficam comprando todos os tipos de coisas de um filme, ou novela ou serie, seja o que for, que não vai somar em nada na sua vida.

Waggner Ewen.