quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Senso Crítico e Senso Comum

Tendo nós desde criança aprendida a fazer as coisas de uma maneira só, com visão unilateral das coisas não percebemos o nosso senso comum atuando constantemente em nossa vida, por exemplo: nas campanhas beneficentes ou mesmo na rua ao passar por um mendigo, nós nos sentimos meio que obrigados a fazer caridade por que assim nós fomos educados e isso parece ser uma verdade absoluta, mas, e se ao em vez de fazer isso nós cobraremos das autoridades políticas providências a respeito disso. E se comecemos a participar mais do social, com a desigualdade, com a política em si, assistindo ou ouvindo o horário eleitoral, por exemplo, ou acessando os sites disponíveis do congresso para fiscalizá-los o que fazem com nosso dinheiro. Que tal começarmos a trabalhar mais o nosso senso crítico e olhar sob uma outra ótica certas coisas por mais banais que possam parecer ter visão diferente e crítica não é difícil, o difícil mesmo é, se manter assim analisado sempre mais de uma possibilidade. O que dizer então de duas emissoras que apresentam "Reality's Show" quase que ao mesmo tempo sendo que uma coloca 16 pessoas presas em uma casa para fazerem complôs, picuinhas, discurssões, intrigas. Essas mesmas pessoas que na vida aqui fora vai ver nem são assim, mas, lá dentro a pressão é tanta que se perdem. Em quanto que o outro testa a capacidade de raciocínio e de administrar uma futura empresa se ganhar o prêmio. A diferença de qualidade e cultura é gritante, mas, quantos deixariam de assistir o primeiro programa citado para assistir o outro, muito poucas mesmo as que têm grau de instrução elevado. È preciso ser crítico também no lazer porque lazer é qualidade de vida, prefira sempre os programas culturais e convença seus amigos a fazerem o mesmo e desenvolva seu senso crítico. Fique esperto “Ser crítico é ter cultura e saber escolher."


Hélio Rodrigo.

14 comentários:

Patricia Lemos disse...

Aluninhos, gostaria de parabenizá-los pelo conteúdo do site. Interessante, útil, atual, consistente, vão em frente. Discutir o cinema nacional entre estudantes universitários é uma forma de vermos o que já está bom ficar ainda melhor !

Ponto de Partida 5 - Seu diferencial começa aqui! disse...

Realmente ter cultura é ter crítica, mas também é preciso ter acesso a cultura. Nos últimos anos temos visto um grande aumento de público apreciando a cultura local. Isso não ocorreu de uma hora pra outra, acredito que foi por cusa da facilidade do acesso a nossa cultura, sobretudo musical, uma noite no Recife Antigo é um bom exemplo, principalmente no carnaval.
Na tv nacional são poucos os programas que servem pra algo. Um dos poucos exemplos, é justamente citado no seu texto. Quase não temos escolhas na televisão.

Certo fazia a campanha da MTV:
- Desliga a Televisão e via ler um livro.


Dizia a vinheta!

EWERTON ANTONIO

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

Realmente Helio ter bom senso, é uma coisa que anda faltando há muita gente.
Cada pessoa precisa ter seus próprios critérios de critica, muita gente ainda vai pela cabeça dos outros, onde já deveria ter seu próprio ponto de vista. Precisamos-nos realmente escolher bons programas de TV, boas atividades diária com seus amigos, um bom dialoga normalmente lê trará muitas informações importantes das quais talvez sejam utilizadas no seu dia-a-dia.
Se todos nós tivéssemos a mesma idéia de luta pelos direitos de todos, nossa situação não seria essa, temos que nós unirmos e tenta mudar essa historia de desigualdade, de Rico e Pobre, onde já ser viu um país, que suas crianças são exploradas, seu povo passa fome, e seus políticos entra ano e saí ano, e só fazem enriquecer.
Sinceramente não temos os dois tipos de senso, critico e também o comum.

Sansão Luna (MOISES)

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

Parabén pelo texto Hélio, sempre pensei dessa forma. Tudo bem que lazer e diversão não precisa estar ligado à artigos acadêmicos ou pesquisas científicas, mas não podemos estrapolar no quesito racionalidade...

Peterson Leandro

Anônimo disse...

Compartilho o mesmo pensamento do Helio em relação ao senso comum. De repente, se 1/8 das pessoas que dão esmola tomassem as atitudes citadas, estariamos em uma situação melhor.
Porem, acho que falta um empurrãozinho. Essa hitória de iniciativa individual já existe faz tempo. É muito bonito e poético dizer; Investiguem, leiam a respeito, fiscalizem, confiram a performance dos seus candidatos(se eleitos), e etc...
Mas estamos carecas de saber de tudo isso. E advinha só, continuamos sem fazer absolutamente nada!






As autoridades deveriam incentivar trazendo para midia as facilidades que temos para fiscalizar, e trabalhando tambem a parte motivacional. De repente, após algumas* propagandas a respeito nós iriamos acabar entrando em algum site, buscando alguma informação, cobrando mais...
Em relação ao exemplo dos reality shows, não sei se a parcela menor da população, aquela mais culta, assistiria ao segundo programa. De repente muitos estudantes, profissionais em ascensão, futuros empreendedores, entre outras pessoas poderiam optar por assistir o reality show com finalidades empresariais. Acho que a pequena, e culta parcela da população estaria "assistindo" a um bom livro.
*Só para conhecimneto, enquanto em países desenvolvidos como EUA, França e Suécia as pessoas leem em média mais de 25 livros por ano, no Brasil a média cai para 0,7 livros por ano!
Ah, e divido a mesma opinião do Ewerton, a MTV arrebentou' quando fez aquela campanha, em pleno horário eleitoral!

Unknown disse...

Adorei Helio! Conconrdo com vc e olhe que na minha concordancia ja estou utilizando meu senso critico viu! Adorei a abordagem desse tema que é ralmente de grande valia para o nosso blog. TEr senso critico é saber o que realmente tem qualidade, e não só isso é tb saber aproveitar toda a qualidade de suas opções!!!!

Anônimo disse...

Concordo hélio
Para ter senso critico a pessoa tem que ter um pouco de cultura e saber o que quer realmente quer não deixando levar pela a midia ou opinião dos outros. e tambem saber diferenciar o bom e ruim, onde por exemplo programas de tv como foi citados para algumas pessoas os Reality's Show são legas outras acham ao contrario. por isso a pessoa ter o senso critico onde assiste aquilo que realmente acha interessante não apenas por que esta na moda .

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lúcia disse...

O senso crítico, diferente do senso comum, é aquilo que é concreto, por exemplo a pesquisa, a reflexão, a análise e a crítica. Muitas vezes a gente deixa de solucionar problemas de maneira certa por não parar para refletir a melhor maneira de resolvê-lo. Porém não se pode ignorar ou ter pré-conceitos quanto ao senso comum, como se ele fosse totalmente errado e o precursor de grandes mentiras na sociedade.

Lúcia Marques

Mr Admin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mr Admin disse...

concordo plenamente com meu amigo Hélio. Porque acredito que quem financia uma grande quantidade, cada vez mais ascendentes, de mendigos nas ruas, somos nós, ao darmos esmolas.Poderíamos com certeza, cobrar das autoridades meios que pudessem substituir esse tipo de "ajuda" por meios mais eficientes, como a inclusão dessas pessoas em programas socioeducativos e capacitativos, incluindo-os, portanto,no meio social,mas infelizmente dependemos de uns representantes(políticos), e estes....MEU DEUS!!!! estão cada vez piores,e o pior de tudo, somos nós que os colocamos no poder.
e agora.....como vamos resolver isso?????
Cassileide Leonel

Comunicação e Censura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Comunicação e Censura disse...

Uma parte do texto que me chamou bastante atenção foi:

"...nós nos sentimos meio que obrigados a fazer caridade por que assim nós fomos educados e isso parece ser uma verdade absoluta, mas, e se ao em vez de fazer isso nós cobraremos das autoridades políticas providências a respeito disso..."

Discordo completamemte. Tudo bem que o governo tem sua enorme parcela de responsabilidade na qualidade de vida de cada cidadão (educação, moradia, emprego, saúde, etc) mas devemos parar com essa mania de culpar o governo (que aliás nós escolhemos)por todas as mazelas sociais existentes e continuarmos de braços cruzados.
Como cidadão devemos assumir nossa parcela de culpa pela nossa omissão de atitudes. E isso não são apenas palavras bonitas não! Cada um de nós pode e deve fazer alguma coisa para contribuir com o desenvolvimento da sociedade a qual fazemos parte. E não é pura e simplesmente prestar assistencialismo, é também desenvolver projetos sustentáveis. Existem tantas ONG´s que fazem um trabalho deste tipo, como o Ratary Club, Lions, entre tantos outros.


Bárbara Santiago

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

O nosso senso crítico está diretamente ligado ao acesso que temos a cultura e ao grau de desenvolvimento intelectual de cada um. Se procuramos saber e conhecer mas sobre tudo o que está a nossa volta, com certeza vamos ser mas exigentes e o nosso senso crítico estará mas aguçado. O que é muito bom.
Kátia d'Assunção.