sábado, 20 de setembro de 2008

A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

A evolução tecnológica, principalmente no que se refere ao tratamento de imagens, vídeo e áudio, tem favorecido a criação de sistemas multimídia que satisfazem os requisitos de novas e interessantes aplicações, capazes de auxiliar o aprendizado de pessoas, tanto crianças como adultos. Essas aplicações podem possibilitar um alto grau de retenção de informações assim como diminuir o tempo de aprendizado em relação aos métodos tradicionais de ensino. Atualmente é comum encontrarmos enciclopédias inteiras em um único CD-ROM que incluem informações em diversas mídias e permitem a navegação pelo seu conteúdo, de acordo com o interesse do usuário. Programas especiais voltados ao ensino de crianças e adultos como, por exemplo, o tele curso 2000 e a TV cultura e também auxiliando no tratamento de crianças excepcionais, revistas multimídia e outros softwares educativos têm sido desenvolvidos com o objetivo de colaborarem com o ensino. A expansão e disseminação do uso da rede mundial de computadores Internet também tem contribuído com a educação. Uma enorme quantidade de informações encontradas em locais como museus, bibliotecas, empresas, universidades, etc. estão acessíveis através da Internet. Estes recursos podem ser de grande auxílio ao usuário, tornando assim a educação a distancia que hoje em dia esta crescendo muito como, por exemplo, às faculdades que proporcionam cursos através da internet. Muitos falam que esse tido de educação através da televisão e da internet não são muitos produtivos o que vocês acham a respeito? Vale a pena continuar usando esses tipos de recursos ou o método tradicional professor e livros dão certo?

Por Keyson Vidal

15 comentários:

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

Keyson, é plausível termos na TV aberta programas como: Telecurso2000 e outros. Sempre que posso assisto, o problema é o horário não muito acessível, à enternet quando acessada para a produtividade educacional ótimo!
Quanto aos cursos a distância eu nunca utilizei, m,as acho uma alternativa válida principalmente porque baixa os custos sem baixar a qualildade, temos no último exame do enade na área de administração, uma das maiores notas foi o de um aluno desse tipo de cuso logo acho que é válido sim.
Hélio Rodrigo.

Comunicação & Tecnoligia disse...

Acredito que o método tradicional, como foi citado é o mais recomendado para pessoas sem nehuma tipo de deficiência. Essas pessoas podem sim, recorrerem ao uso da internet e televisão, mas acredito que de forma complementar.
Com relação às pessoas especiais, dependendo da deficiência fisica ou mental, o uso da internet ou telejornais e telecursos pode se tornar primeiro plano.

Ass.: Tiago Silva

Anônimo disse...

kbaA Tecnologia na educação e muito importante para o desenvolvimento dos individuos e o desenvolvimento do pais , mais nos sabemos que muitas vezes esses recursos viram um facilitador ineficiente para os alunos.
A cada dia que passa ,temos alunos menos pensantes e mais preguisosos,por ter tantos recursos ele esquecem do principal , que e desenvolver sua criatividade,raciocinar, interpretar ,entrando no ciclo vicioso que a tecnologia oferece, o famoso "copiar e colar".

Patricia Lemos disse...

Acredito que qualquer forma de tentar melhorar o nível de formação da população é válida. Para algumas pessoas o método que utiliza computadores e tv é a única forma de ter acesso à esse nível de informação que, aliado à vontade de aprender apresentam resultado positivo. Para pessoas com outras possibilidades o método convencional - professor, livros, alunos, sala de aula - propicia uma interação e uma troca bastante saudáveis.

Mr Admin disse...

Concordo que hoje a tecnologia à serviço da educação é uma arma veloz contra a ignorância.Em lugarejos onde a educação funciona de forma precária ou mesmo inesxitente a tecnologia é uma grande aliada,pois a internet acaba com as distâncias e se usada de forma adequada,fará uma revolução no aprendizado ortodoxo de um sistema educacional caduco e agonizante que insiste em povoar a cabeça de muitos dos educadores do nosso país.

Juliana Albuquerque.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

Gostei muito do texto e acho que a tecnologia é sim, uma grande aliada da educação. Não deixando de lado os métodos tradicionais, porém ela facilita e ajuda na quebra de muitas barreiras que se tem com uma única fonte de recursos. Devemos usar toda e qualquer fonte que seja positiva para o nosso crescimento intelectual e cultural.
Kátia d'Assunção.

Palavras de Hermes disse...

Considero esse tipo de aprendizagem bem mais difícil que o convencional, no sentido de que o aluno não tendo disciplina não atingirá seu objetivo, contudo se há a vontade de aprender qualquer que seja o caminho, pode dar certo. por:Renata Brandão

Anônimo disse...

Eu sinceramente não confio na efetividade de uma curso on-line, por exemplo. Acho absolutamente viável o uso da tecnologia para facilitar o aprendizado (e até necessário), mas daí a deixar um aluno em um PC e esperar que ele aprenda tudo sozinho... Se nós que estamos todos os dias na sala de aula, com um professor à disposição, temos algumas dificuldades, imagine alguém sozinho na frente de um computador? Eu mesmo conheço pessoas de outras faculdades que pagam cadeiras à distância que dizem que não aprendem nada...

Peterson Leandro

Mr Admin disse...

Nos últimos anos houve um crescimento bastante significativo em relação a educação e seus novos métodos de aprendizado (utilização de tv e internet). Porém quando o ensino é a distância o mesmo deve estar em sintonia com a vontade de aprender do aluno, onde há pessoas que se sentem seguras com esse tipo de ensino, mas há outras que preferem o meio convencional.

Leônidas Silva de Matos

Unknown disse...

Acredito que estes recursos são de grande proveito, porém se o receptor estiver disponivel a aprender a distância caso contrário não terá nenhum benefício. Acredito sim em apredizagem a distância só acho que deve ter um tipo de monitoração, acompanhamento não da forma que é colocado e o feedback ???? assim fica bem dificil saber o nivel de assimilação.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E INTERPESSOAL disse...

Bom, em minha opinião é muito bom saber que a tecnologia só faz crescer e facilita nossa vida, eu concordo com as ferramentas, TV, Internet, na educação de hoje, nas escolas principalmente onde não só pode ficar em livros e professores, temos mesmo que estimula o interesse das pessoas, quando não se pode ir à escola, exemplo, final de semana, é sempre bom liga a TV e assistir um programa voltado à educação, onde vai contribuir para assimilarmos o conteúdo das matérias melhor. Mas é fato que os livros e professos são à base da educação, isso quer dizer que são as ferramentas mais importantes do nosso aprendizado, nunca devemos esquecer disso.
Parabéns pelo texto ta muito bom.


Sansão Luna

Ponto de Partida 5 - Seu diferencial começa aqui! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ponto de Partida 5 - Seu diferencial começa aqui! disse...

Parabéns Keyson pelo texto, acho que os livros e os professores são indispensáveis dentro de uma sala de aula, mas a didática utilizada pelo mesmo é que tornará o momento de aprendizagem mais atraente, e por que não fazer uso da tecnologia que atualmente está tão fácil e ao nosso alcance

Cristiane Amaro

Unknown disse...

Caramba Keison adorei o texto kra! Na minha opinião nenhuma ,maquina substitui um bom professor e principalmente uma boa leitura! Sei que a intenção desses projetos são fazer com que a educação chegue as menos favorecidos, mas não acho que o metodo é o mais aplicavel.

Talita Tavares

Comunicação interna nas organizações disse...

Qualquer forma de evolução/melhoria deve sim ser aproveitada, porém a princípio a tecnologia não está ainda totalmente adequada a esse método de ensino, ou seja, com o passar do tempo ela será adaptada.
Afinal, ela vem pra somar e aumentar a oportunidade de ensino, ampliando as chances de estudo dos interessados.

Vítor Mello